sábado, 26 de março de 2011

Enxames de mandaçaia

Olá
Há tempos eu havia entrado em contato com ummeliponicultor de Canoas,que possui uma propriedade rural na Vigia, em São Sebastião do Caí. Havia entrado em contato com ele pois sabia que ele tinha enxames diversos à venda, ele cria 19 espécies.
Aproveitei que tinha consultório em NH, pela manhã, e dei um pulo lá para ver os tais enxames. Chegando lá descobri que ele tem muitos enxames de mirins ( mirin-guaçu, remota, mirim preguiça, etc..), poucos jataís, umas poucas tubunas, um único guaraipo, e 7 enxames de mandaçaia. As mandaçaias são abelhas simpáticas, dóceis, bonitas e muito fáceis de criar, segundo relatos que se acham pela net. O próprio Flávio, já teve um enxame e  relata a mesma opinião. Decidi então trazer 2 enxames, e ver se elas se adaptam lá no sítio, afinal lá e frio e a uma altitude de 800 mts.
Aproveitando que estávamos pela volta, passei em São José do Hortêncio, e peguei o enxame de jataís que havia retirado do tronco em janeiro.
Vamos torcer para as Mandaçaias se adaptarem lá no sítio, quem sabe elas não ganham outras vizinhas....





                                                  Abelha Mandaçaia


Jataí em tronco


                                                      Mirin-guaçu                                                            


Mirin-preguiça

Um comentário:

  1. E aí Meliponauta, pode passar o contato deste meliponicultor de Canoas, que possui a propriedade em São Sebastião do Caí??
    jffarias@pop.com.br

    ResponderExcluir