terça-feira, 15 de março de 2011

Enxames de tubuna

Olá
Estava no plantão do hospital de Riozinho, e apareceu um senhor, com muita dor com uma receita de benzetacil prescrita por sua dentista. Estava com um cisto na raiz de um pré-molar, situação que causa muita dor. Foi medicado pela enfermeira.
No final da tarde dei uma escapada para tomar um chimarrão com o amigo Lelei, chegando em sua casa, lá conheci o Rafael, presidente da associação Papa-Mel de Rolante. Pessoa muito serena, muito culta, com imenso conhecimento sobre meliponíneos. Entre um chimarrão e outro descobri que ele era o senhor com dor de dente que fora ao hospital. Durante nossa conversa, ele relatou que estava com dor ainda, prontamente liguei para o hospital e avisei o pessoal que ele passaria lá para pegar mais analgésicos.
Aprendi várias coisas sobre legislação alimentícia ( mel de meliponíneos não é considerado alimento), e resoluções absurdas do CONAMA, foi um passeio que valeu a pena.
Às 2 da manha do mesmo dia, fui chamado no PS, o senhor com dor de dente havia voltado com dor. Ótima oportunidade para mais uns minutos de conversa com o Rafael. Falando com ele enquanto fazia a medicação, me relatou que sabia de um rapaz do 45 que estava vendendo 6 enxames de tubuna e 2 de manduri, obviamente isso me interessa e muito, de repente ele falou o nome do sujeito, e seu apelido, "Nenê", então a técnica de enfermagem que o estava medicando, falou que tratava-se de seu ex-marido.
Entrei em contato com ele, e ele me disse que era para eu ir lá ver seus enxames. À tarde fui lá ver os enxames, eram fortes, estavam cheios de mel, e além disso muito baratos( R$ 110,00 ). Fiquei com 3 enxames e os outros fiz uma troca com 2  rolos de 500mts de arame farpado que estavam parados no lá no sítio sem uso, entraram no negócio também 2 enxames de manduri.
Mais tarde recebi a visita do Flávio Angeli, que me ajudou a instalar os enxames em prateleiras no galpão.
Bom esses foram os primeiros enxames adquiridos, de muitos  que virão certamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário