sábado, 26 de março de 2011

Outro enxame de jataí

Ola
Após a divisão do enxame do Trancarua, fomos dar uma olhada num enxame que havia em um bloco de concreto que estava nos fundos da casa do pai do Tranca.Era também um enxame forte, mas ficamos meio perdidos pensando em como tirar esse enxame do bloco de concreto. Programamos para o outro dia, e até lá tínhamos que conseguir uma makita para cortar o bloco. Não foi difícil para o Tranca conseguir uma makita emprestada, afinal tem muitos amigos e conhecidos em Rolante.
Fomos até o local com as ferramentas necessárias, com a caixa para transplantar o enxame, e vasilhames para colocar o mel, caso tivesse muito.
Abrimos a parede, uma poeira desgraçada, puxamos pra fora a janela que abrimos, e nada,o enxame nao estava ali. Abrimos mais um bloco vizinho, e nada. Mais um, e nada. Já estávamos achando que o enxame estava longe da entrada, com algum túnel secreto dentro da parede, até que abrimos o canto do tijolo, e para nossa surpresa lá estava o enxame. Era uma torre de potes de mel, abrimos de um lado, empurramos de outro, aquele lambuzo de mel, e nada de discos de cria. Não conseguíamos achar o ninho de jeito nenhum, até que forçado a retirada do bloco de potes de mel, decobrimos que o ninho estava dentro do bloco de potes de mel. Uma lambuzeira geral, muito papel toalhae tals para conseguir separar o ninho.
Procuramos muito, reviramos tudo, e não encontramos a rainha, ela deve ter se escondido entre os discos de cria. Enfim, deu um trabalhão desgraçado, mas deu certo. Capturamos mais um enxame, com êxito, e demos aos jataís um novo lar, mais espaçoso, abrigado de frio e calor excessivo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário