domingo, 6 de março de 2011

Primeiro enxame capturado

Olá
   Após mais uma semana de pesquisas sobre as ASF ( abelhas sem ferrão ), descobri que elas são muito comuns nas redondezas de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula mas que pouquíssima gente mesmo  possui criação delas. Fui almoçar na casa da família na minha namorada no fim de semana e acabei descobrindo uma colméia de jataís que estava num tronco que estava enterrado ao lado da churrasqueira. Segundo me disseram estavam lá há quase 15 anos e eles iriam retirar o tronco dali pois estava numa posição incômoda. Não precisou muito pra vir a idéia de capturar o primeiro enxame...
Inicialmente pegamos uma motosserra e fizemos uma cunha ao largo da entrada a colméia,e nada, o túnel dela ia se aprofundando cada vez mais. Resolvemos então  desenterrar o tronco de eucalipto ate conseguirmos chegar com a motosserra pelo menos próxima ao ninho, cavocamos quase 2 hs e foi novamente inútil. Resolvemos então puxar o tronco pra fora com um trator, e com ele no chão conseguimos com um machadinho chegar até o ninho, que estava situado há mais de 1m e meio abaixo da entrada. Tenho duas coisas pra lhes dizer:  primeiro que foi  uma mão-de-obra desgraçada, e segundo que dói ver um monte de mel ir fora pois não há como coletá-lo, as melgueiras ficam entre os podres da madeira, logo não são regulares e acaba-se perdendo quase tudo.


















   O enxame era fortíssimo, muito grande mesmo, resolvemos então colocá-los em 2 caixas para melhor acomodá-lo. Estão fortes, trabalhando muito forte, e com melgueiras ja dentro da colméia na caixa. Enfim, valeu todo o esforço.

3 comentários: